O Patrono da Associação de Solidariedade Social Porta Mágica, de Montemor-o-Novo, o pintor moçambicano Malangatana Valente Ngwenya, faleceu, no dia 5, em Matosinhos, vítima de doença prolongada.
Nascido a 6 de Junho de 1936, nos arredores de Lourenço Marques, actual Maputo, Malangatana dedicou-se às artes plásticas, depois de uma adolescência de pobreza e sobrevivência. O poeta, músico, cantor e dançarino viria a ser também político, exercendo o cargo de deputado pela FRELIMO, partido no poder em Moçambique desde a independência.
O seu nome e a sua obra ficarão para sempre ligados a Montemor-o-Novo depois de, em Maio de 2009, Malangatana se ter deslocado a esta cidade para aceitar pessoalmente o convite para ser Patrono da Porta Mágica, selando o seu compromisso com a oferta à associação de um dos seus magníficos quadros.
A sua obra está espalhada um pouco por todo o mundo, em museus, galerias e colecções privadas. No nosso país recebeu um doutoramento honoris causa pela Universidade de Évora (2010) e a medalha da Ordem do Infante D. Henrique. Recebeu também o prémio Príncipe Claus e foi nomeado Artista pela Paz (UNESCO).
À Família e a todos os seus amigos e admiradores a Associação Porta Mágica deixa aqui a manifestação do seu mais profundo pesar.
Sem comentários:
Enviar um comentário